O processo cognitivo refere-se a todos os processos mentais envolvidos na percepção, atenção, memória, resolução de problemas e tomada de decisões. Enquanto os pais deixam que seus filhos joguem por horas Jogos de letrinhas e animais do celular achando que estão estimulando não se atentam para o fato que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode prejudicar o desenvolvimento dessas habilidades cognitivas em crianças e adolescentes de várias maneiras.
Então é importante lembrar que existem muitos jogos e atividades que podem ajudar a trabalhar o processo cognitivo sem a necessidade de eletrônicos ou tecnologia. Aqui estão algumas sugestões:
-Quebra-cabeças: Quebra-cabeças são excelentes para ajudar a trabalhar a habilidade de resolução de problemas e a percepção visual. Há uma grande variedade de quebra-cabeças disponíveis, desde os de peças grandes de madeira para crianças até os de muitas peças para adultos. Mas colocar a peça manualmente, errar, virar a peça e encaixar faz parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento da coordenação motora.
X enquanto que no jogo eletrônico, as peças são facilmente encaixadas com a ponta dos dedos.
-Jogos de cartas com alfabetos: com ilustrações coloridas como este da fonoclub, para associar a imagem á letra do alfabeto, cartas com figuras de animais, podem ser usadas juntamente com os adultos para aprender o alfabeto, e sua sequência correta. Aumentar seu vocabulário e estimular a fala.
X Jogos eletrônicos que fazem tudo sozinho, você clica ele fala o nome das imagens
Jogos de cartas: Cartas de estimulação da fala: como “Ache o que tem”, onde precisa compreender o texto e mostrar a figura, assim como também o Jogo de “Classificação com os ursos”, que trabalha raciocínio lógico e discriminação. Assim também como o UNO e Mico.
https://loja.fonoclub.com.br/produto/linguagem-ache-o-que-tem/
X Jogos eletrônicos, que você nunca perde, não tem troca de experiência e não aprende a lidar com as emoções.
Jogos de tabuleiro: Jogos de tabuleiro como o xadrez, damas, gamão, ludo, banco imobiliário, etc, são excelentes para trabalhar a estratégia, a memória, a concentração e a habilidade de resolução de problemas.
X Jogos eletrônicos, não necessita aguardar o outro jogar, troca de turnos e comunicação entre os jogadores.
Charadas e adivinhações: são excelentes para trabalhar a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Por isso usar “Adivinhação com Animais”, onde a criança pode ler ou apenas escutar e tentar adivinhar é ótimo. https://loja.fonoclub.com.br/produto/jogo-da-adivinhacao-animais/
X Enquanto que os Jogos eletrônicos não estimulam a leitura, por serem formulados para facilitar ao máximo o processo de compreensão utilizam muito áudio e opções prontas de resposta.
Esses são apenas alguns exemplos de jogos e atividades que podem ajudar a trabalhar o processo cognitivo sem a necessidade de eletrônicos. O importante é escolher uma atividade que desafie o cérebro e seja divertida ao mesmo tempo!
Charadas e adivinhações: são excelentes para trabalhar a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Por isso usar “Adivinhação com Animais”, onde a criança pode ler ou apenas escutar e tentar adivinhar é ótimo. https://loja.fonoclub.com.br/produto/jogo-da-adivinhacao-animais/