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Habilidades necessárias antes de começarem a falar

Habilidades necessárias antes de começarem a falar

Habilidades Necessárias antes de começar a falar

Bebês e crianças pequenas não começam a falar em um dia. 
Aquele primeiro ano é repleto de aprendizagem crítica de habilidades necessárias antes de começarem a falar. 

Para os “atrasados”, é muito provável que o atraso seja resultado de um atraso em uma dessas áreas. Apoiá-los aqui os iniciará no caminho para o desenvolvimento de suas primeiras palavras, sem mesmo cobrar que ele fale.

CONSTRUINDO UMA FUNDAÇÃO

Cada uma dessas áreas se desenvolve e se sobrepõe à outra. Para que essas habilidades apareçam, presumiremos que a criança interage bem com o seu ambiente e às pessoas dentro dele.

Atenção conjunta é quando ambos os indivíduos estão intencionalmente focados no mesmo objeto. Acontece quando uma pessoa alerta a outra apontando e usando sons e consegue a atençao e resposta do outro. A atenção compartilhada permite que uma referência estabelecida seja anexada à linguagem, iniciando assim o primeiro contato com o nome e os objetos.
 
A ação conjunta envolve brincadeiras precoces e rotinas sociais. Por meio da rotina de ida e volta, o bebê aprende a fazer uma pausa na expectativa de uma resposta. Vemos isso quando brincamos de esconde-esconde com um pano ou jogamos uma bola.  Essas trocas desenvolvem habilidades sociais precoces, como fazer turnos. Uma expressão, gesto, olhar ou vocalização podem ser qualificados como turno!

É necessário compreender instruções simples e palavras iniciais antes que possamos esperar que nosso filho as expresse. Você pode apoiá-los apontando e rotulando as imagens em um livro ou dando-lhes instruções simples com gestos a seguir, como "Dê-me o carro", as criancas demostram facilmente quando entendem, executam as tarefas solicitadas mesmo sem saber falar. Mandar beijo, dar tchau e bater palminhas são bons exemplos.

Imitar é simplesmente copiar o que a outra pessoa está fazendo ou dizendo. As crianças precisam ser capazes de imitar gestos e movimentos antes de imitar nossa fala! As crianças geralmente começam a copiar grandes movimentos primeiro, como chutar ou mover um carrinho de brinquedo. Em seguida, eles serão capazes de imitar acenar e apontar e suas expressões faciais. 

Fazer vocalizações propositadas, mesmo que não soem como palavras, do nosso vocabulário! Normalmente, os bebês começam a vocalizar com arrulhos e risos entre os 4-6 meses. Em seguida, eles entram em um estágio de balbucio. Pode ser a repetição do mesmo som indefinidamente (ex. Dadadada) ou pode incluir uma variedade de consoantes e vogais (ex. Dadi ou mababi). Aos nove meses, eles podem desenvolver jargões. Jargão soa como falar, tem entonação e pausas e uma variedade de sons, mas não tem palavras reais ... ainda! O surgimento de uma primeira palavra geralmente se sobrepõe a esse estágio. 

Se o seu "falador atrasado" ou criança precisa de algum apoio para desenvolver essas habilidades necessárias antes de falar, oriente aos pais que incorporem 'a prática em suas rotinas diárias, como brincar, ler livros, durante a hora do banho , alimentação ou troca de fraldas, algumas destas atitudes.

Em contrapartida esta criança deve ser avaliada e estimulada por um Fonoaudiólogo, suprindo este atraso global. Explorar brincadeiras para chamar atenção para o foco, contato visual e imitação, assim como executar ordens simples e troca de turnos são impressendíveis para o surgimento de uma vocalização significativa.

Atividades indicadas para terapia no site www.fonoclub.com.br, 
Autoria de Fonoaudióloga Ana Carolina Póvoa

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