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Notícias e Blog

Como lidar com a Seletividade Alimentar de seu filho

Como lidar com a Seletividade Alimentar de seu filho

SOBRE A SELETIVIDADE ALIMENTAR DE SEU FILHO / SUA FILHA

1)Rotina

A rotina nas refeições é muito importante. Tentem manter os horários do café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

2)Comportamento Durante as Refeições

É importante que ele(a) se sente à mesa em todas as refeições com, pelo menos, uma pessoa da família. Sugere-se que esta pessoa também se alimente, dando o exemplo para a criança. Evitem sentar-se à mesa apenas para dar a comida pra ele(a), assim como sair “correndo” atrás da criança para lhe oferecer o alimento. Esse comportamento pode reforçar a rejeição. Demonstrem que se alimentam com prazer. E jamais o(a) forcem a comer. Tal atitude poderia gerar aversão alimentar.

3)Momento de Prazer e não de Ansiedade

Os momentos que antecedem qualquer refeição devem ser de boa expectativa com o preparo, com o cheiro da comida, com o arrumar a mesa... Evitem demonstrar ansiedade com gestos ou com frases como: “Nossa! Agora é hora dele(a) ficar nervoso(a)” ou “Eu não aguento mais ele (a) ficar recusando a comida...” ou “ele (a) tem que comer isso hoje de qualquer jeito” ou “assim ele (a) vai ficar doente...”

4)Medo ou Segurança

Demonstrem que confiam nele (a). Ele(a) precisa manipular os alimentos do jeito dele (a). Muitas vezes, somos nós que reforçamos a rejeição alimentar na criança. Tentem não demonstrar medo dele(a) engasgar, por exemplo. Jogar algum alimento para fora da boca ou tossir, pode ser normal quando se experimenta um alimento pela primeira vez ou quando não se gosta do sabor. Alguns pais ficam apavorados ao menor sinal de “engasgo”, quando, em muitos casos, pode ser apenas a forma de experienciar ou de rejeitar aquele alimento.

5)Parceria nas Compras e no Preparo das Refeições

Estimulem a cumplicidade entre vocês em várias situações que possam envolver o tema alimentação:

• vocês podem comprar juntos os alimentos no mercado ou na feira. Nessas ocasiões, proporcionem a ele (a) a escolha de algum alimento que ele (a) queira. E jamais levem para casa o que você não querem que ele (a) coma;

• cultivem uma pequena horta caseira. Plantem algo juntos, reguem, colham e, na hora oportuna, levem para a mesa;

• preparem juntos uma refeição, uma receita, um lanche... quando estiver pronta, que tal convidar um amigo dele (a) ou uma pessoa da família para apreciar?

• sejam criativos! Essas podem ser ótimas oportunidades de inventar um jeito diferente da criança “ver, sentir e manipular” os alimentos de uma maneira curiosa e divertida.

6)Bom Exemplo que podemos oferecer diariamente

Não reclamar de preparar alguma refeição;

Evitar reclamar da comida; Demonstrar prazer ao comer;

Alegrar-se ao receber pessoas para comer em casa;

Evitar o uso de celular ou de televisão durante as refeições;

Alimentar-se à mesa, evitando o sofá

 

7)Busquem atividades que envolvam o tema “Alimentos”:

• frutas e legumes em miniatura;

• jogos da memória, de montar, de nomear; todos de alimentos;

• programas de TV, vídeos de crianças comendo, fazendo piquenique etc;

• brincadeiras de fazer comida;

• leitura de livros, cujas estórias falem de comida;

• revistas e livros ilustrados de alimentos;

• fazer um piquenique com a criança

 

8)Acesso Facilitado

• Deixem alguns alimentos expostos em casa, na altura que ele (a) alcance

• Deixem que ele (a) se interesse, busque com curiosidade por esses alimentos.

 

9)Introdução Gradativa dos Alimentos

Se a criança for muito seletiva, siga um critério de introdução gradativa dos alimentos:

• Comecem com vídeos e figuras em seguida, miniaturas

• Coloquem na mesa para que ele(a) cheirar, manipular...

• Aguardem a iniciativa de colocar o alimento na boca

• Observem a textura, o cheiro e o sabor que se aproximam do que a criança gosta

 

Essas são algumas dicas para ajudar a despertar o interesse pela variação alimentar.

Observem que o comportamento dos adultos que o (a) rodeiam é um dos marcos mais importantes para que ele (a) se sinta motivado a se alimentar.

Considerem que cada criança tem suas necessidades: algumas serão sempre mais seletivas; outras terão necessidade de comer menos; algumas vão comer muito... Conheçam a sua criança!

Despertar a curiosidade e o prazer em se alimentar! Nossa missão.

Sejamos perseverantes e busquemos sempre o equilíbrio, primeiro em nós mesmos.

 

Kelem Darc Santana

Fonoaudióloga

Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação

CRF 5-0454

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